Uma lembrança que guardo em meu coração desde a infância é a persistência de meu pai em se envolver na prática da autossugestão como uma técnica de autoajuda.
No início, pensei que isso era uma coisinha boba e não pensei muito nisso. No entanto, toda vez que ele me via ficando estressado com as próximas provas escolares, ele me lembrava do poder da auto-sugestão, recomendava uma abordagem e me incentivava a tentar.
Então, um dia, eu fiz, e – é claro – nada aconteceu. Mas decidi continuar tentando, pois ele me avisou que levaria tempo e prática para que funcionasse. Afinal, eu não tinha nada a perder e, se ele estivesse certo, isso me ajudaria a me livrar dessa coisa chata que eu sentia toda vez que fazia prova na escola.
Veja, toda vez que eu estava prestes a começar a escrever as respostas às questões colocadas na minha prova, minhas palmas começavam a suar profusamente, a ponto de o lápis ficar escorregadio, e eu não conseguia escrever rápido o suficiente, muito menos de forma legível!
Isso foi não apenas tremendamente irritante, mas também me atrasou e me estressou ainda mais. Então continuei praticando a autossugestão conforme as instruções de meu pai, até o dia em que pude perceber a mudança que me tornou um crente.
À medida que me sentia menos ansioso e mais confiante, minhas palmas pararam de suar. . Não só isso, mas quanto mais eu praticava, melhores eram os resultados que obtinha. Escusado será dizer que euconsidero a autossugestão uma técnica inestimável que pratico até hoje para uma variedade de coisas, desde acordar cedo sem despertador (experimente - é divertido e fará de você um crente!) até mais objetivos elaborados.
O que é auto-sugestão e como ela pode ajudá-lo?
Muito antes das afirmações e da Lei da Atração se tornarem conversas cotidianas, a auto-sugestão era usada para muitos propósitos, seja consciente ou inconscientemente.
Como você provavelmente sabe, a mente subconsciente recebe todos os tipos de informações da mente consciente. Essas informações passam pelos nossos cinco sentidos e se relacionam com a forma como vemos e percebemos o mundo ao nosso redor. Quando essas experiências são repetidas continuamente, elas penetram na mente subconsciente e se tornam uma parte intrínseca de quem somos, do que acreditamos e de como nos comportamos.
Infelizmente, algumas dessas experiências podem não estar funcionando para nós. , mas, felizmente, há algo que pode ser feito a respeito. Quero dizer que podemos condicionar a nossa mente subconsciente a manter certas crenças que melhoram a nossa experiência de vida; assim, através da repetição, eles se tornam a realidade que vivenciamos regularmente.
A técnica de autossugestão ajuda você justamente nisso. Quando aprendido e aplicado corretamente, tem o poder de influenciar a mente subconsciente de acordo com as nossas instruções. Em outras palavras,a autossugestão ajuda a mente subconsciente a acreditar em uma afirmação específica com um objetivo pretendido.
Um fato interessante Navegando na linha tênue: psicose ou despertar espiritual? é que a autossugestão vai um passo além das afirmações positivas.
Isso ocorre porque as afirmações são mais amplas em estrutura, enquanto a autossugestão a técnica ignora sua mente pensante e consciência de seu corpo material e afirma seu espírito humano único, identificado com as palavras: EU SOU. Este fato por si só já a torna uma afirmação mais poderosa, direcionada precisamente à mente subconsciente.
Aqui está um exemplo para você comparar. A primeira afirmação é uma afirmação positiva; a segunda Interpretando o retorno lunar progredido e sua relação com o 'Clube dos 27' é uma auto-sugestão:
“Gosto de felicidade e riqueza”
“SOU feliz e rico”
Convido você a ler ambas as afirmações em voz alta. Você sentiu a diferença quando disse “EU SOU” em voz alta?
Estes três passos irão ajudá-lo a praticar a auto-sugestão de forma eficaz em sua vida:
- Afirmações EU SOU” : Sempre use “EU SOU” para expressar sua sugestão no momento presente e na primeira pessoa. Como você já percebeu, há algo intrínseco e convincente nessas duas palavras. Ele centraliza você naquele exato momento. Como afirmado acima, um exemplo simples disso é “EU SOU feliz”. Quando esta autoafirmação é afirmada regularmente, torna-se uma auto-sugestão que eventualmente penetra no subconsciente.mente, onde será levado ao pé da letra. Além disso, essa prática ajudará você a se concentrar em momentos felizes de forma mais regular, em vez de momentos tristes, ansiosos ou depressivos que você pode estar vivenciando em sua vida. Uma coisa interessante a se notar é que esses momentos tristes e ansiosos não desaparecem simplesmente; no entanto, sua mente subconsciente está sendo treinada para se concentrar em momentos "felizes", trazendo assim mais dessas experiências para sua vida.
- Alinhe sua autossugestão com a emoção adequada: Quando você adiciona sentimento à declaração como se estivesse acontecendo agora, sua mente subconsciente a toma como uma realidade real no momento do agora. É importante mencionar que a mente subconsciente não consegue diferenciar entre realidade ou fantasia, nem entre verdadeiro ou falso, ou sim ou não. Isso também se aplica aos sentimentos. Portanto, quando você faz uma declaração "EU SOU" com sentimento, seu subconsciente a tomará como está agora, dando mais poder à autossugestão.
- A repetição é poderosa: Escreva sua declaração precisamente como você quer imprimi-la em sua mente subconsciente. Então, leia em voz alta várias vezes até memorizá-la. Faça questão de repeti-la sempre que se lembrar ao longo do dia e, de preferência, diga em voz alta. Isso envolve sua audição, reforçando a declaração em que você está pensando. Comprometa-se a fazer isso sempre que necessário até que se torneé uma segunda natureza para você e você verá sua declaração acontecer. Não é recomendado usar duas ou mais autossugestões ao mesmo tempo, pois atrasa a experiência de ambas. Por exemplo, quando eu queria me livrar das palmas das mãos suadas enquanto fazia as provas escolares, concentrei-me apenas em “Estou confiante”. Essa afirmação me permitiu livrar-me da ansiedade de “fazer o teste” e responder às perguntas de maneira relaxada, o que resultou em palmas das mãos secas. Depois que seu objetivo for alcançado, você poderá passar a usar a auto-sugestão em outras áreas de sua vida.
As estatísticas mostram que o adulto médio processa mais de 60.000 pensamentos a cada 24 horas e, desses, 90% acontecem no nível subconsciente.
Ao considerar isso, você pode perceber claramente por que a maioria de nós vive no automático. Agora, embora algumas dessas coisas possam acontecer sem envolvimento consciente – como escovar os dentes ou amarrar os sapatos – tenho certeza de que você concordará comigo que coisas mais importantes exigem não apenas participação de nossa parte, mas também intervenção consciente.
É aqui que a auto-sugestão pode desempenhar um papel significativo na mudança de sua vida para melhor.
Encorajo você a adicionar esta técnica ao seu arsenal de táticas de autodesenvolvimento. Aprenda e pratique em qualquer área da vida, desde a vida cotidiana até objetivos de vida mais elaborados e maiores. À medida que você pratica e melhora, ficará surpreso com os resultados que pode obter.crie!