Os perigos da lei da atração e do segredo

Maria Inês Esteves

Já faz alguns anos que a famosa Lei da Atração invadiu a Internet. Muitos gurus de autoajuda e especialistas autoproclamados querem que você acredite que tem o poder de controlar sua realidade e realizar todos os seus desejos por meio de visualizações simples. Não caia nesta armadilha! Aplicar esses princípios pode ser perigoso para sua vida e desenvolvimento pessoal.

Índice

    Revelado por William Walker Atkinson (Vibração do Pensamento da Lei da Atração no Mundo do Pensamento) e depois por Napoleon Hill (Pense e Enriqueça) no No início do século 20, a Lei da Atração foi popularizada mais recentemente por Esther e Jerry Hicks, através da entidade Abraham.

    Essa Lei realmente decolou com o filme O Segredo, de Rhonda Byrne, em 2006. Desde então, centenas, ou milhares de livros apareceram como pústulas no rosto de um adolescente, e muitos guias supremos de atração começaram a oferecer seus conselhos milagrosos na rede, geralmente em troca de dinheiro.

    Nenhuma prova de que isso seja realidade. pode ser controlado

    A Lei da Atração postula que você pode alcançar tudo o que deseja apenas com a condição de desejar o suficiente e visualizá-lo intensamente. Em outras palavras, o Universo se encarregaria de satisfazer seus desejos. Pelo mesmo princípio, o pensamento negativo atrairia eventos adversos.

    Em primeiro lugar, é necessário saber que esta “lei universal” éLei apenas no nome. Porque, ao contrário da gravidade, que funciona sempre que é invocada, a Lei da Atracção não pode ser medida.

    O seu conceito foi provavelmente inspirado na física quântica, à qual se refere frequentemente. Esta ciência conseguiu demonstrar que um observador pode influenciar o resultado de um experimento. No entanto, apresso-me em observar que a física quântica nunca demonstrou que um observador possa controlar a realidade. Uma nuance considerável, não?

    A Lei da atração não existe

    A Lei da atração não existe. E, conseqüentemente, não funciona, pelo menos não da maneira que os especialistas querem que você acredite.

    A Lei da Atração funciona?

    Como posso tenha certeza? Pela lógica seguinte, Compatibilidade amorosa de Áries e Capricórnio: construindo uma base sólida provavelmente 99,9% da população mundial já desejou fortemente tornar-se milionária pelo menos várias vezes. Agora, quantos milionários você conhece? Um, dois, três no máximo. Se a premissa da Lei da Atração fosse verdadeira, o planeta deveria ser o lar de milhões de milionários, e todos os seguidores da Lei deveriam nadar no luxo e ter uma gorda conta bancária na Suíça!

    Se a Lei da Atração fosse verdadeira, Se existisse atração, viveríamos em um mundo perfeito, sem violência, sem estupros, sem falências e sem divórcios. Para contrariar este argumento, os defensores da Lei culpam as vítimas pelas situações infelizes em que se encontram, alegando que optaram poratraem essa experiência por meio de suas crenças ocultas ou vibrações deslocadas. Em outras palavras, uma criança de três anos que é vítima de um acidente de carro seria responsável pelo acidente: um raciocínio injusto e cruel.

    O carma é mais forte que a atração

    Quero abrir um pouco de parênteses metafísicos aqui. Estou convencido de que atraímos experiências particulares agradáveis ​​ou desagradáveis ​​em nossas vidas para permitir nossa evolução espiritual, de acordo com nosso carma. Nesse sentido, as vítimas realmente escolhem passar por uma provação dolorosa.

    No entanto, a escolha — pelo menos no que diz respeito às provações essenciais — ocorre no nível da alma antes de sua encarnação neste planeta e não depende de nosso estado vibratório, como afirma a Lei da atração. Mas esta é uma teoria muito pessoal sobre a qual não posso fornecer evidências.

    Carma

    Também acredito que nosso livre arbítrio, decisões, atitudes, crenças, sorte e pensamentos podem mudar essas decisões cármicas a qualquer momento. Parêntesis fechado.

    Aceite o desafio da Lei da atração

    Você ainda está convencido de que a Lei da atração funciona? Então aceite um dos seguintes desafios, pois o Universo invariavelmente atenderá ao seu pedido: corra 100 metros em menos de 5 segundos; ande com um relógio de ouro e o último iPhone até uma favela e saia ileso; dirija para o trabalho semparar em qualquer engarrafamento; ou atraia o parceiro perfeito (de preferência no estilo George Explorando o conceito de antivértice na astrologia: significado e interpretações Clooney ou Angelina Jolie) para sua vida. Se você tiver sucesso, você deve ser um Deus!

    É impossível controlar todos os aspectos da sua vida, muito menos a realidade física. No máximo, você é capaz de influenciá-lo. Nossos pensamentos podem influenciar a realidade até certo ponto (por exemplo, o efeito placebo na medicina), mas nunca controlá-la. A diferença entre influência e controle poderia ser melhor, e os defensores da Lei têm uma certa tendência a ignorar esse abismo.

    Os perigos da Lei da Atração

    O o título deste artigo evoca o perigo da Lei da atração. Esta Lei é perigosa porque promete uma vida fácil através da realização de todos os seus desejos. Quantos já montaram o seu “quadro de visão”, como defende o documentário “O Segredo”, e tentaram manifestar as suas visões durante longas horas? A alma gêmea nunca chegou, a casa luxuosa nunca foi construída e a viagem ao redor do mundo sempre ficou no papel.

    Perigos da Lei da Atração

    Os A complexa e triste realidade é que a Lei da Atração promove uma certa inércia e muita passividade. Além disso, desenvolve uma atitude de “tudo é devido” e o mundo inteiro é obrigado a atendê-la. Porém, sem ação, não há reação. Sem esforço, nãodesejos são realizados.

    O aspecto mais perigoso da Lei da Atração (seguindo as dicas de alguns de seus professores) é que ela recomenda “fazer como se”. Quer ganhar milhões? Então comece a se comportar como um milionário, indo aos mesmos lugares que eles e usando as mesmas roupas. Ou seja, consuma descontroladamente sem se preocupar com o orçamento e gaste dinheiro sem prestar contas.

    Seguindo essas dicas, você não influencia a realidade; você influencia sua saúde financeira! E quando a realidade o alcançar, você não terá mais um único centavo para sustentar sua sobrevivência, muito menos para sustentar um estilo de vida que simplesmente não existe!

    O poder está em suas mãos

    No entanto, o conceito da Lei da Atração tem algo de bom. Devolve ao indivíduo um poder específico: a capacidade de decidir o que quer da sua vida. É também uma ferramenta motivacional formidável porque se você acredita em algo com força suficiente, você pode consegui-lo.

    Da mesma forma, uma atitude positiva, confiança e crença em A influência da dinâmica do relacionamento Lua-Vênus: harmonia e conexão emocional sua boa estrela são, sem dúvida, bases sólidas para o sucesso. .

    Assumir o controle de sua vida e materializar seus desejos não tem nada a ver com a Lei da Atração; é simplesmente psicologia positiva. Quando sua mente está focada em um objetivo, ela pode mobilizar inúmeros recursos para alcançá-lo.

    O sucesso não vem sem esforço

    Umexemplo: você quer se tornar um milionário abrindo um negócio. Se você ficar em casa, apenas visualizando e esperando até que as coisas aconteçam, suas chances de sucesso serão tão altas quanto o fim da corrupção na América nos próximos dez meses.

    O mito secreto

    Por outro lado, se você entrar em ação, fazendo um plano de negócios, contatando investidores e procurando quartos, você desencadeará uma série de eventos e sincronicidades que o levarão ao início dos caminhos do sucesso . Mas você vai precisar suar, e muito.

    Portanto, tome cuidado com os “profissionais” que prometem uma vida abundante com o mínimo de esforço e felicidade absoluta sem sofrimento. O melhor é sempre lembrar dessas duas leis imutáveis: A menos que você tenha nascido em berço de ouro ou com uma sorte absurda, nunca conseguirá nada sem esforço. O sofrimento é parte fundamental da vida e é impossível evitá-lo. Essas duas leis são menos sedutoras que a Lei da Atração, mas pelo menos têm o mérito de não enganar ninguém.

    Veja também